Criagogia informa:

ESSE BLOG É DIRECIONADO À DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA E A PROFESSORES QUE BUSCAM UM DIFERENCIAL EM

SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Plano de Aula - Elemento Água

*Com esse plano de aula buscamos evidenciar com as crianças as diversas formas de se trabalhar com o elemento "ÁGUA".





Unidade Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

  1. ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
Bruna Santos Silva
Jéssica de Oliveira Félix
Thaís Fernandes da Costa
Thais Pereira Silva


  1. PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos


  1. INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano


  1. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II B


  1. DATA: 14/09/2014


  1. JUSTIFICATIVA


Diante das inúmeras possibilidades de propiciar momentos significativos para as crianças, percebemos a necessidade de aguçar novas percepções com interações. Barbosa e Horn (2008, p.72) trazem que na creche “desde muito pequenas, elas aperfeiçoam experiências que já existem e adquirem novas estratégias. Portanto, ao agir sobre o mundo, as crianças desenvolvem-se e constroem aprendizagens.” Dessa forma, propiciaremos momentos significativos em um espaço envolvente que possibilite experiências ricas.


  1. OBJETIVOS
  • Estimular a curiosidade científica de forma lúdica, através de experiências.
  • Reconhecer o elemento água.
  • Descobrir a importância desses elementos para a sobrevivência.
  • Propiciar momentos de experimentação de sensações e percepções.
  • Perceber a dependência dos seres vivos em relação à água.


  1. ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Iniciaremos com uma roda de conversa onde será feita a socialização sobre a água. Levaremos a água em seus diferentes estados (morna, gelada e congelada) para que as crianças entrem em contato.
Falaremos sobre a importância da água para a higiene e entregaremos bonecos para eles pintem e em seguida dêem o banho. É uma maneira de aguçar a percepção da criança de forma lúdica e interativa; Posteriormente, mostraremos que podemos encontrar água nos alimentos, levando como exemplo a melancia para que eles experimentem e sintam a água que ela possui.
As crianças irão regar as plantinhas que elas plantar am no último encontro e ao fim, faremos uma roda de conversa para socializarmos o dia. Entregaremos peixinhos para que as crianças levem para casa e percebam a importância da água para a vida.


  1. RECURSOS
  • Serão utilizados como recursos: água, melancia, bacias, bonecas, sabão, esponja, tinta, caixinha de som, pen-drive.


  1. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
Faremos um espaço acolhedor para o momento da roda de conversa, e organizaremos os materiais para a realização das propostas.


  1. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante e ao final de cada dia por meio da observação e análise das interações, das conquistas de cada criança e do grupo com as atividades propostas.


12 -FONTES DE CONSULTAS
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artemed, 2008. 128 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário