*Com esse plano de aula buscamos evidenciar com as crianças as diversas formas de se trabalhar com o elemento "ÁGUA".
Unidade
Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
Bruna Santos Silva
Jéssica de Oliveira
Félix
Thaís Fernandes da Costa
Thais Pereira Silva
- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II B
- DATA: 14/09/2014
- JUSTIFICATIVA
Diante das inúmeras
possibilidades de propiciar momentos significativos para as crianças,
percebemos a necessidade de aguçar novas percepções com
interações. Barbosa e Horn (2008, p.72) trazem que na creche “desde
muito pequenas, elas aperfeiçoam experiências que já existem e
adquirem novas estratégias. Portanto, ao agir sobre o mundo, as
crianças desenvolvem-se e constroem aprendizagens.” Dessa forma,
propiciaremos momentos significativos em um espaço envolvente que
possibilite experiências ricas.
- OBJETIVOS
- Estimular a curiosidade científica de forma lúdica, através de experiências.
- Reconhecer o elemento água.
- Descobrir a importância desses elementos para a sobrevivência.
- Propiciar momentos de experimentação de sensações e percepções.
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação à água.
- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Iniciaremos
com uma roda de conversa onde será feita a socialização sobre a
água. Levaremos a água em seus diferentes estados (morna, gelada e
congelada) para que as crianças entrem em contato.
Falaremos sobre a
importância da água para a higiene e entregaremos bonecos para eles
pintem e em seguida dêem o banho. É uma maneira de aguçar a
percepção da criança de forma lúdica e interativa;
Posteriormente, mostraremos que podemos encontrar água nos
alimentos, levando como exemplo a melancia para que eles experimentem
e sintam a água que ela possui.
As
crianças irão regar as plantinhas que elas plantar am no último
encontro e ao fim, faremos uma roda de conversa para socializarmos o
dia. Entregaremos peixinhos para que as crianças levem para casa e
percebam a importância da água para a vida.
- RECURSOS
- Serão utilizados como recursos: água, melancia, bacias, bonecas, sabão, esponja, tinta, caixinha de som, pen-drive.
- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
Faremos
um espaço acolhedor para o momento da roda de conversa, e
organizaremos os materiais para a realização das propostas.
- AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita durante e ao final de cada dia por meio da
observação e análise das interações, das conquistas de cada
criança e do grupo com as atividades propostas.
12
-FONTES DE CONSULTAS
BARBOSA,
Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos
Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artemed, 2008.
128 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário