Unidade
Universitária de Inhumas
PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:
Bruna Santos Silva
Jéssica de Oliveira
Félix
Thaís Fernandes da Costa
Thais Pereira Silva
- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II B
- DATA: 01/09/2014
- JUSTIFICATIVA
Diante do projeto de
trabalho elaborado, percebemos nas crianças as necessidades de
construírem significados, explorarem o mundo que os cerca,
possibilitando novas experiências, a troca de saberes e interações.
Em virtude disso, temos como proposta de trabalho propiciar momentos
significativos que envolvam os elementos da terra, dando
possibilidade de conhecer o mundo. Lopes e Rosa (2009, p.56) destacam
“a importância de olharmos menos para o resultado e mais para o
processo e assim vermos cada vez mais a criança como sujeito
pensante, capaz de revelar aquilo que sabe sobre o mundo à sua
volta”.
Buscamos proporcionar
momentos de interações e brincadeiras que levem a exploração do
mundo e das capacidades de percepção em um espaço envolvente. De
acordo com Lopes e Rosa (2009, p.61) fica evidente a necessidade de
percebermos que não só
é preciso que os espaços estejam organizados, a fim de que as
crianças tenham mais de uma possibilidade para interações
diversificadas, como também é necessário que haja toda uma equipe
de profissionais à disposição para envolver essas experiências.
- OBJETIVOS
- Estimular a curiosidade científica de forma lúdica, através de experiências.
- Reconhecer os elementos terra e água.
- Descobrir a importância desses elementos para a sobrevivência.
- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Em
primeiro momento será feita uma roda de conversa, no qual terá uma
história acerca do assunto (O mundo inteiro, de Liz Garton e Marla
Frazee), logo após conversaremos e descobriremos quais os
conhecimentos que eles possuem sobre determinado assunto. Segundo
momento será proposto o contato direto com a terra, onde eles irão
fazer o plantio de mudas. Cada criança terá seu vaso (lata) para
fazer o plantio e cuidar da plantinha. Após isso, discutiremos a
importância da terra para a vida e seus benefícios. E por fim, o
momento do banho, no qual faremos a introdução com músicas sobre a
água, que será desenvolvida no próximo encontro.
- RECURSOS
- Serão utilizados como recursos: Terra, latas, tintas, pinceis, colheres, copos descartáveis, regadores, aventais, caixa de som.
- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
- Faremos um espaço acolhedor para o momento da roda de conversa, e organizaremos os materiais para a realização da dinâmica.
- AVALIAÇÃO :
A
avaliação será feita durante e ao final de cada dia por meio da
observação e análise das interações, das conquistas de cada
criança e do grupo com as atividades propostas.
12- FONTES
DE CONSULTAS
FARIA, Vitória Líbia
Barreto de. SALLES Fátima. Currículo na Educação Infantil:
diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. 2.ed.,
[ver.e ampl.]. – São Paulo: Ática, 2012. 248p.
ROSA, Cristina Dias e
LOPES, Elisandra Silva. Aventura de viver, conviver e aprender com
as crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação
Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas,
SP: Papirus, 2009.
O
mundo inteiro (Liz
Garton Scalon e Marla Frazee)
A
rocha, a pedra, a areia, o seixo. O braço, o ombro, o rosto, o
queixo. Um buraco pra cavar e uma concha pra guardar. O mundo inteiro
é um vasto lugar.
O
mel, a abelha, o favo, o zumbido. O sabugo, a espiga, o milho cozido!
O tomate vermelho, a erva de cheiro. O mundo inteiro é um canteiro.
O
tronco, o toco, o ramo, o carvalho. Trepar no alto, ficar sobre o
galho. Ver a manhã passar neste abrigo. O mundo inteiro é novo e
antigo.
A
rua, a via, a travessia, o caminho. O navio, a jangada, a vela, o
barquinho. O ninho, a ave, a nuvem cinzenta. O mundo inteiro sopra e
venta.
Corre,
tropeça, escorrega, olha a lama! Vira o balde, derruba, esparrama. A
sorte volta em outro momento. O mundo inteiro segue em movimento.
A
mesa, o prato, a faca, o saleiro. A barriga faminta, o jantar vem
ligeiro. O pão, a farinha, o caldeirão fervente. O mundo inteiro é
frio e quente.
O
sol se pondo, a sombra repentina. O fim do dia, o grilo, a cortina.
Um fogo leva o frio embora. O mundo inteiro descansa uma hora.
Os
avós, os pais, os parentes, os primos. O piano, a harpa e o violino.
De colo em colo segue o bebê. O mundo inteiro somos eu e você.
Tudo
o que se escuta, sente e vê. O mundo inteiro é tudo isso. Tudo isso
somos eu e você.
A
paz, a esperança e o amor verdadeiro. Nós somos o mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário